Dicas de Fotografia: Como tirar fotos melhores – Parte 3

Continuando nossa série sobre como melhorar suas fotos, falaremos sobre o fundo da foto.

3.Background limpo

Tão importante quanto o objeto principal, é o que está atrás dele, o background.

Uma boa foto começa a ser planejada pelo seu fundo. Quem nunca tirou ou nunca viu uma foto de uma pessoa que tem um poste  ou galho de árvore saindo da cabeça? Fica a coisa mais horrorosa do mundo!

Esse problema eu já comecei a notar bem cedo na minha vida fotográfica, foi difícil até para achar um exemplo.

A primeira coisa que deve-se sempre ter em mente é se o background importa ou não para sua foto. Se você está viajando com certeza você vai querer mostrar o lugar onde você está e, portanto, o background importa. Se você tem uma câmera DLSR, e vai tirar a foto de uma pessoa em frente a um monumento, parque, whatever, use uma abertura pequena do diafragma, por exemplo f/8, assim a pessoa e o fundo ficam em foco.

Se o fundo não importar, como no caso de tirar um retrato de uma pessoa, utiliza uma abertura grande do diafragma, como f/stop 2.8, f/stop 2.2, assim o fundo ficará bastante disfocado, e seu objeto principal ganhará destaque, saltando aos olhos!

Mesmo em um retrato, onde a pessoa é o objeto principal, você pode usar o fundo para dar aquele tchã na sua foto: Por exempo, procure um uma textura, como uma parede de tijolos a mostra, ou de pedras, ou ainda  paredes pintadas com grafites, listras, azulejos. Neste caso vale usar uma abertura pequena para não desfocar muito o fundo e aparecer a textura/pintura.

 

Paredes de grafite para compor o fundo. Nikon D7200, lente sigma 50mm, f/stop 8 . Oeiras, Portugal 2015

 

raios de luzes entre as folhas de uma árvore fazendo um boket. Nikon D7100 , lente sigma 50mm, F/stop 2.8

Você pode usar também luzes ao fundo para fazer boket, aqueles círculos de luzes sem foco atrás, usando luzes de natal, ou de cidades a noite ou ainda os raios de luz que passa por entre as folhas de uma árvore (os meus favoritos). Não se esqueça de usar uma abertura grande do diafragma tipo f/stop 2.8 para fazer o boket.

Tenha em mente que elementos distrativos podem arruinar uma boa imagem (Foto 1). É ai que a perspectiva se torna importante ( uma das razões no nosso nome!).  Você deve encontrar um ângulo para fotografar o objeto de modo que não haja objetos distrativos no fundo. Você pode ir mais alto e fotografar de cima, assim seu fundo será apenas texturas (Foto 2) ou ir para baixo e fotografar para cima (Foto 3), de modo que seu fundo será preenchido pelo céu.

Na foto abaixo, bispo tem um árvore saindo da cabeça! Se não tivesse a árvore até que a foto não estava muito ruim, mas como não podemos mudar o mundo, a solução seria ele sentar na beira do canal assim, e mantendo o ângulo da foto, cabeça dele ficaria na frente das águas do canal.

Exemplo de foto que não deu certo. Bispo tem um árvore saindo da sua cabeça.
1. Exemplo de foto que não deu certo. Bispo tem um árvore saindo da sua cabeça. Groningen,  Holanda, 2008

As duas fotos abaixo são exemplo de como mudar a perspectiva.

A foto
2. Bispo me fotografou de cima, colocando o solo e as flores de fundo. Keukenhof, Holanda 2008
3. Nessa foto, coloquei a câmera no chão, deixando o céu de fundo.
3. Nessa foto, coloquei a câmera no chão, deixando o céu de fundo. Groningen, Holanda, 2008.

Uma outra dica para compor o fundo de sua foto é colocar a cabeça da pessoa em frente à algo de uma cor só  que de contraste. Essa é uma dica que ainda estou treinando então encontrei uma foto para mostrar aqui.

Espero que tenham gostado das dicas e até o próximo post, onde falarei sobre composição.

Por Roberta Ruela

Um comentário sobre “Dicas de Fotografia: Como tirar fotos melhores – Parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s