Dica de Fotografia: Como tirar fotos melhores -Parte2

O Objeto/Foco/ Motivo

Continuando nossa série, falarei sobre o motivo principal da sua foto, o objeto de interesse, o elemento principal, o foco da imagem. Parece algo meio óbvio, mas muitas vezes é esquecido. Eu mesma já esqueci, principalmente em fotos onde queremos mostrar um lugar amplo.

Nessa foto abaixo que tirei em Barcelona, qual é o objeto principal da foto? Eu não sei! Está uma confusão, não tem nada que chama a atenção na foto, simplesmente uma foto horrorosa, que não funcionou, primeira coisa que se vê é um coqueiro imenso, depois uma torre branca. Qual o objetivo dessa foto? Qual o objeto principal? É uma foto de paisagem sem um sujeito/objeto principal claro. É preciso decidir o que será o foco da foto, o objeto principal para que a foto cative, chame a atenção.

1. Exemplo de foto que não deu certo. Qual é o sujeito/objeto principal da cena?
1. Exemplo de foto que não deu certo. Qual é o sujeito/objeto principal da cena?
Uma dica é chegar ao local e pensar sobre o que neste local chama a atenção e fazer disso seu sujeito principal. Qual a coisa mais importante dessa cena?

Se você tiver muitos objetos na sua foto, nenhum deles será seu objeto principal e sua foto será geral demais para ser interessante.

Enquanto estiver pensando sobre o objeto principal, o que no objeto te atrai mais? Tenha essas palavras descritivas na cabeça, quando estiver fotografando pois ajudará  a dar a ênfase ao objeto. Exemplo: o que você gosta no lago? É o reflexo? é a forma? É a paz ? É tão transparente que dá para ver o fundo?

2. Nessa foto, o foco está nos detalhes da arquitetura de Gaudí. Barcelona, 2009.
2. Nessa foto, o foco está nos detalhes da arquitetura de Gaudí. Barcelona, 2009.
Santorini, Grécia, 2009
Santorini, Grécia, 2009

Nessa foto de Santorini, feita pelo Bispo, é nítida a mensagem: tranquilidade e a beleza da praia. Dá para notar que estava ventando, que estava sol, é uma foto que foge a regra dos terços ( básica regra de composição em fotografia que falarei no último post da série ) mas está equilibrada e é uma foto que me agrada muito.

Espero que tenha ajudado e semana que vem tem mais!

Por Roberta Ruela 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s