Dicas de Fotografia: Como tirar fotos melhores- Parte 1

Quer aprender a tirar foto melhores? Sem tem que ter uma câmera profissional, um estúdio fotografico?

Uma boa fotografia depende muito, mas muito mais, do fotógrafo que do equipamento utilizado. É ele quem escolhe o que, onde e como fotografar. Por isso, se você quer deixar um fotógrafo chateado, fale para ele que a camera dele é incrível que tira fotos espetaculares! O mérito maior sem dúvida nenhuma é do fotógrado. Não é porque sou fotógrafa não, é a pura verdade! Deixa  uma câmera sozinha para ver se ela fotografa bem (rs). Ou mesmo, pede para um fotografo tirar uma foto no modo automático da câmera e em seguida, da mesma cena, ele tirar uma foto no modo manual, qual das duas ficou melhor?

Vocês já viram fotos no Instagram de fotógrafos, mas que só tiram foto com celular para postar lá? Por que será que as fotos deles são tão melhores que a maioria das pessoas? Será que o celular dele é melhor? Muitas vezes não. Na verdade, os fotógrafos já tem encorporados 4 itens principais antes de tirar uma foto, seja ela pelo celular ou por suas cameras profissionais.

Eu vou contar aqui alguns segredos, que nem é tão segredo assim, mas que faz muita diferença, em uma série de 4 artigos sobre os 4 itens principais para se tirar uma foto melhor. São eles:

1. Luz

2. Objeto principal

4. Background

5. Composição

As dicas que darei aqui te ajudarão a tirar fotos incríveis com sua camera digital ou mesmo com o celular. Para provar que foto boa não depende apenas do equipamenteo, todas as fotos dessa sequencia de artigos vou utilizar fotos nossas antigas, com camera point-and-shoot simples, tiradas em jpg, sem qualquer edição no Photoshop ou Lightroom. Era uma época em que estávamos ainda nos apaixonando pela fotografia, não sabíamos muito sobre técnicas, teoria, tudo era a base do feeling, da tentativa e erro e inspiração do local em que estávamos. As fotos apresentadas aqui não são excelentes, mas também não são tão ruins (salvo aquelas que utilizarei como exemplo ruim rs)

Hoje começarei falando sobre a luz.

A luz

Sem luz não há fotografia, é a base da fotografia. Eu acredito que não há luz natural ruim, há sim, luz natural mais difícil de conseguir uma boa foto, mas não impossível. É o primeiro item realmente que o fotógrafo observa: qual o tipo de luz, qual a fonte, onde ela está localizada, qual sua intensidade, cor.

O tipo de luz faz toda a diferença numa foto. Vou separar em os tipos de luz naturais em 4 grupos para facilitar a didática:

1. A luz Dourada do amanhecer e entardecer

A luz preferida dos fotógrafos é a luz dourada do amanhecer ou entardecer, a chamada Hora Dourada (Golden hour), uma luz mais quente, suave, amarelada, dourada mesmo.

Repare na foto abaixo. Eu tirei esse retrato do Marcelo Bispo por volta do meio-dia, repare a sombra da cabeça dele no ombro. Ele não conseguia nem tirar os óculos para a foto de tão forte que estava o sol, somado ao reflexo das casas brancas de Santorini. A foto está O.K. pois o dia está bonito, a composição da foto está bacana (falarei de composição no ultimo post dessa série), mas observe  a foto #2.

1. Retrato ao meio-dia. Santorini, Grécia, 2009
1. Retrato ao meio-dia. Santorini, Grécia, 2009

Esse retrato  foi feito praticamente no mesmo local que a foto anterior, mas ao pôr-do-sol. Repare a cor da luz, não é muito mais agradável, mais mágico, mais bonito? Ele até tirou os óculos para esse retrato. Essa é a típica golden hour, que na Europa tem uma duração bem maior que aqui no Brasil, pois como estamos nos trópicos, o sol se por muito mais rápido que na Europa, que está na Zona Temperada.

2. Retrato ao pôr-do-sol. Santorini, Grécia, 2009
2. Retrato ao pôr-do-sol. Santorini, Grécia, 2009

2. A luz Azulada do crepúsculo

Há pessoas que preferem a luz azul do crepúsculo, logo após o pôr-do-sol, como na foto #3 abaixo. É uma luz mais suave também, mas que já perdeu o dourado, ficando mais azul, mais fria. É difícil errar com esses dois tipos de luz, a dourada e a azul.

3. Hora azul (Blue hour)- logo após o pôr -do-sol. Santorini, Grécia, 2009
3. Hora azul (Blue hour)- logo após o pôr -do-sol. Santorini, Grécia, 2009

3. A luz forte durante o dia

Mas se você é igual a mim, que quando está viajando, não sabe quando vai voltar para aquele determinado local e o sol está no seu ápice de luminosidade e precisa tirar aquela foto naquele momento e pronto, há alguns truques para obter uma foto bacana, sem deixar a pessoa com a cara enrugada como na foto #4 e com sombra abaixo dos olhos, parecendo um urso panda.

Truque 1. Coloque a pessoa de costas.  Mas isso gera dois problemas:

Problema 1: se você apontar a câmera para a pessoa a câmera vai te mostrar o quanto de luz incide sobre ela pela escala (isso é chamado de fotometrar foto= luz, metrar= medir). Você provavlemente verá a escala que mostra no seu visor  dessa maneira  (+ ……0IIIII……-), pois a pessoa em comparação ao fundo está mais escura. Acerte a escala para que fique em zero +……0…….-. A pessoa vai ficar lindamente aparecendo na foto, sem sombras, sem rosto enrugado, entretanto, o fundo, o background ficará estourado, todo branco, sem nenhuma informação. Muitas vezes isso não é um problema, pois dá aquele ar angelical para pessoa, parece até foto em estúdio, a ênfase fica na pessoa e não no ambiente.

Problema 2: se você fotometrar o céu, o ambiente, ao invés de fotometrar a pessoa, o ambiente do fundo, ficará equilibradamente exporto, com todos os detalhes aparecendo, entretanto a pessoa ficará escura.A ênfase agora é no ambiente. Isso também não é tanto um problema, pois é assim que fazemos as fotos de siluetas, que ficam bem bacanas, como mostrei aqui.

Truque 2. Usar o Flash de preenchimento. Quando você quer que a pessoa bem e o ambiente apareça na foto e o sol está de rachar?  Como numa viagem onde você quer que o fundo aparece para mostrar onde a pessoa está, certo? Então a solução nesse caso, para aparecer a pessoa de costas para o sol, com um fundo aparecendo, é usar um flash de preenchimento, com uma intensidade mais fraca para preencher as sombras. Não, não é pagar mico usar flash de dia!

Você pode também colocar a pessoa numa sombra, fotometrar o ambiente e usar o flash de preenchimento. Não esqueça de diminuir a intensidade do seu flash.

Retrato durante o dia, com olho enrugado, e sombra de panda. Eegmond an Zee, Holanda, 2009, quando selfie não era tão famoso quanto hoje
Retrato durante o dia, com olho enrugado, e sombra de panda. Eegmond an Zee, Holanda, 2009, quando selfie não era tão famoso quanto hoje

4. Luz dos dias nublados ou chuvosos

Tem gente que não gosta de  dia nublado para fotos. Realmente para fotografia colorida de passagem o dia nublado deixa a foto mméee, pois o céu azul dá uma tchã na foto. Mas para uma foto em preto e branco, não faz muita diferença, o que fica diferente  é que a foto preto e branco terá um contraste menor, visto que a luz estará mais suave. Para retrato, um dia nublado deixa a luz mais suave pois as nuvens filtram um pouco a luz solar, e dessa maneira, evita as fortes sombras que um dia ensolarado provoca no rosto da pessoa fotografada.

Se o dia tiver chuvoso, tire proveito das nuvens densas, fazendo aquela foto dramática, assustadora de uma tempestade vindo, não se esquece de fotometrar o céu (apontar a sua câmera para ele medir a luz da cena), assim o céu ficará harmoniosamente exposto, sem áreas muitas claras.

O importante é usar a luz em seu favor. E mesmo sob a luz do sol do meio do dia, é possível obter foto bacanas, tire vantagens das sombras!

Foto tirada basicamente ao meio dia. Ilha do Mel, Brazil, 2005. Créditos Carlos Eduardo Santoro do Trilobita filmes
5. Foto tirada basicamente ao meio dia. Ilha do Mel, Brazil, 2005. Créditos Carlos Eduardo Santoro do Trilobita filmes

Espero que tenham gostado e aguardem o próximo post.

Um comentário sobre “Dicas de Fotografia: Como tirar fotos melhores- Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s