Dicas de Fotografia: Silhouettes

Hoje vou começar uma categoria nova aqui no site. Será m local de aprendizado, colocarei dicas de fotografia, testes que fizemos, novos equipamentos e coisas que eu achar interessante que possa melhorar nossa fotografia.

Começarei a falar sobre silhueta. Adoramos fazer siluetas em fotografia! Fica algo misterioso, não se sabe ao certo quem é a pessoa na fotografia, mas fica sempre uns detalhes que é possível reconhecer!  Sempre que estamos diante de um pôr-do-sol ou sob um céu turbulento, brincamos um pouquinho com a fotometria para fazer a exposição certa para obter a silhueta. Estive fazendo uma viagem nos meus arquivos fotográficos para selecionar algumas silhuetas que adoramos fazer, em lugares lindos ou momentos marcantes.

Dica para fazer a silhueta: Faça a fotometria baseada no céu, assim, o céu fica bem exposto, e o seu motivo, que pode ser a pessoa/ monumento fica escuro. Traduzindo, se você tem uma câmera point-and-shot e usar o automático, você aponta para o céu, aperta meio botão para a câmera entender que você quer que o céu fique  equilibrado, e depois você enquadra seu motivo. Só fique atento para o foco.

Para uma câmera DLSR, usando o modo manual, use uma abertura pequena do diafragma, um f-stop de 1/8 ou menor, você aponta a camera para o céu, acerta a exposição em -0- (zero) mudando a velocidade. Depois de fotometrado, você aponta para seu motivo, foca e clica!

 

silhouette-6
Pôr-do-sol na ilha de Santorini Grécia em 2009. Uma silhueta clássica dos moinhos de vento gregos. Juro que o pôr-do-sol era assim mesmo! Essa foto foi tirada com uma point-and-shot Sony Cyber Shot DSC H3 e as fotos subsequentes de Santorini também.

 

 

silhouette-5
Ainda em Santorini, um silhueta não tão evidente e misteriosa, mas que eu adoro. Dá para ver um pouco da construção, os sinos, e o sol fica atrás. Santorini, Grécia, Agosto 2009.

 

 

silhouette-2
Uma silhueta clássica de pessoa, o motivo bem escuro, mostrando apenas as curvas e o sol atrás. Tudo bem que a composição poderia estar melhor e aparecer mais o sol. Mas estávamos no começo, com uma câmera point and shot,  não sabia nem o que era fotometria ainda. Mas valeu a ideia, não valeu?
silhouette-1
Santorini, Grécia, Agosto 2009.

 

DSC00245
A foto do saltinho não ia ter tanta graça se não fosse a silhueta. Numa manhã de Natal, com a cidade coberta de neve, fomos passear no parque e brincar um pouco. Groningen, Holanda, 25/12/2010. Aqui já foi uma DLSR Sony

 

DSC00238
Dessa brincadeira, saíram muitas fotos. Groningen, Holanda, 25/12/2010

DSC00258

DSC00274
Essa ficou muito legal pois dá para ver a silhueta do prédio, a silhueta do meu irmão voando, e o brinquedo do parque.
silhouette-9
Grávidas também dão ótimas silhuetas, na praia então, fica demais! Praia Grande, Ubatuba, dezembro 2013. DLSR Nikon D5000
silhouette-8
Nessa, com o sol não está tão baixo, ainda dá para ver a grávida. Ubatuba, SP, dezembro de 2013. 

 

Festival2014-30
O pôr-do-sol estava lindo com essas nuvens após uma chuva de verão, o que nos rendeu várias fotos com nosso bebezinho. Morungaba, SP, dezembro 2014. DLSR Nikon D7100
Festival2014-32
Morungaba, SP, dezembro 2014
Festival2014-6
Morungaba, SP, dezembro 2014
Morungaba, SP, dezembro 2014
Festival2014-20
Morungaba, SP, dezembro 2014

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s